sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O QUE DEVEMOS SABER SOBRE MIKAO USUI





O QUE DEVEMOS SABER SOBRE MIKAO USUI

A informação dada sobre Mikao Usui nos cursos de Reiki Essencial, não passa de mais uma história enganadora escrita para as grandes crianças incrédulas que somos; ou seja, mais uma manipulação! Para quem conhece a “ lenda” que anda por aí, pode-se observar a diferença com uma informação que recebi há alguns anos.
--------------------------------------------
CONCLUSÃO

MIKAO USUI é o Monge Japonês que transmitiu o Budismo Tendai e tinha o nome espiritual GYOHO. Este monge passou a sua vida a aprender, a meditar e a pesquisar.
Mikao Usui, desde muito jovem, começou a interessar-se pela cura espiritual (a cura do espírito) e, procurou implantar as regras e os princípios de uma prática simples, agnóstica e eficaz que pudesse dar resposta a todas as pessoas, quer elas tivessem a sua própria crença ou não.

O monge debateu-se com um dilema (percebe-se isto na sua biografia) porque queria encontrar um método de síntese transdisciplinar, e que juntasse a síntese de mais de uma prática e teoria, no entanto, esta síntese para além de ser uma síntese credível e fiável, tinha de responder às exigências que os códigos morais e espirituais do monge exigiam.
Não podemos ignorar que, Mikao Usui era oriundo de uma família ancestral de Samurais, este facto, aliado ao seu “espírito japonês” e à devoção prestada aos Imperadores, fizerem com que o Monge meditasse sobre o Budismo, desde os 4 anos de idade, num templo Shintoiste e, para além disso, não podemos esquecer que mais tarde Mikao Usui doutorou-se em Escrituras, pormenores que nos levam a concluir que era uma pessoa digna e exigente.

O memorial da história pessoal do Monge, gravada no templo Sahoji, revela que Mikao Usui teve uma conduta de Satori. Isto quer dizer que recebeu de forma sintética, a iluminação e o esclarecimento de tudo o que tinha aprendido até então. O Monge entendeu esta iluminação em síntese, como o esclarecimento transcendental.
Este facto simplificou toda a sua vida, uma vida dedicada ao estudo e à investigação; Mikao Usui transformou esta fusão psíquica na prática de REIKI.
-As “bolhas de cor” que apareceram no seu espírito, como alguns dizem, são as 5 cores, os 5 “Boudhas”de que o Reiki e o Reiki Kanjo falam. Os símbolos do REIKI correspondem aos símbolos ancestrais, de cura, que tiveram origem no Shintoismo, no Taoismo, no Budismo e no Kanji, escritura japonesa sagrada, saída dos Kanji Chineses.


Mikao Usui meditava, entre outros locais, no Monte Kurama ou no Templo Kurama (Divindades Sonten chamadas “Energia Universal de Vida”, tal como o REIKI) que protege sacerdotes que fazem iniciações a discípulos sem mudar de religião ou de crença, para que eles se elevem espiritualmente (o que se assemelha completamente ao Reiki de Mikao Usui).
Mikao Usui sentiu dificuldade em juntar o Shintoismo, religião ancestral e oficial fundada no Japão ao Budismo, a transmissão espiritual de Buda que também foi implantada no país (Shingon, Tendai, Zen). O professor RAMBELLI diz que os rituais tiveram a sua grande difusão no princípio do século XIX (período próximo da vida de M. USUI). Este facto leva-nos a pensar na imagem instituída pelo Shintoismo da Era EDO (1630-1868 e USUI nasceu em 1865) como um ramo do Budismo.
Mikao Usui sendo Budista Tendai e Shintoísta pelo coração e pela tradição, através do texto Reiki, juntou as duas vertentes numa única (deixando-a puramente japonesa).
Pelos textos do professor RAMBELLI verificamos que o texto relativo ao REIKI era pouco conhecido, (para não dizermos desconhecido) e, naquela época, apenas um erudita japonês como Mikao Usui lhe poderia ter acesso. O facto de ser doutorado em escrituras permitiu-lhe ainda que de maneira secreta o acesso ao texto. Este é o único texto de ritual conhecido no mundo que, reúne a prática Shintoísta e a prática Budista, isto esclarece o “mistério místico” que persiste até aos nossos dias à volta da prática REIKI, um “mistério místico” vindo de opiniões sem fundamento e da interpretação pouco correcta da prática REIKI.

Porquê todo este mistério? Mikao Usui Sensei iniciou a prática por volta de 1920, fundou a sua escola “USUI REIKI RYOHO” em 1922 e morreu em 1926, ou seja, ensinou apenas durante 4 anos. O pouco tempo que ensinou não lhe permitiu transmitir o conhecimento por escrito, o seu ensino era feito pela oralidade (e será que ele tinha essa intenção?). O grande número de concordâncias faz-nos pensar, ou seja, o mesmo nome Reiki, a mesma filosofia, a mesma prática, as mesmas energias, os mesmos sons referentes à criação, os símbolos (os mantras e moudras), tudo isto aproxima muito seriamente, para não dizer completamente a prática de Reiki de Mikao Usui com o Reiki Kanjo ligado ao texto do Reiki.
A prática de Reiki e conhecimentos aprofundados sobre o assunto são aprendidas e explicadas no Instituto de Reiki, quando as pessoas recebem a iniciação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

As Informações são do Instituto de Reiki – Christian Mortier que agradeça profundamente o Professor Fabio Rambelli da Universidade de Sapporo no Japão para as suas pesquisas…

Sem comentários:

Enviar um comentário